Dakar 2018: Varela e Gugelmin lideres nos UTVs

Dupla superou diversos obstáculos e chega a Bolívia como líder no dia de descanso do Rally Dakar 2018

12/01/2018 - 20:40:18

 

 

 

Depois de superar com uma ‘gambiarra à brasileira’ os problemas de suspensão na 3ª etapa do Rally Dakar 2018, a dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin ultrapassou outros obstáculos na 4ª perna da disputa e chegou na segunda colocação no trecho. Na etapa desta quinta-feira, enfim um dia sem problemas e a liderança da modalidade UTVs.

 

Nesta terça-feira (9/1) foram 444 quilômetros percorridos na cidade peruana de San Juan de Marcona, sendo 330 cronometrados. Varela e Gustavo fecharam o trajeto em 6h09min18s. E por pouco não venceram a etapa.

 

Dos seis waypoints de marcação do trecho, os brasileiros passaram na frente em cinco deles. No penúltimo, estavam cerca de 9 minutos à frente dos adversários. E aí começaram os problemas.

 

_ 

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin no Rally Dakar 2018 - Foto:Daniel Halac/Vipcomm

 

Varela, dirigiu seu UTV sem direção elétrica por quatro dias e teve de controlar a temperatura do motor. Com o sol forte e o vento a favor, a máquina esquentava demais. A solução foi virar o veículo de frente para o vento algumas vezes e esperar resfriar naturalmente. Mas, numa dessas manobras, a correia estourou. Após a troca da peça, o UTV não ligava, porque ficou sem bateria. Usaram uma pequena, de reserva, guardada justamente para esses casos. Ligaram o Can-Am e terminaram a etapa.

 

Porém, foram ultrapassados pela dupla formada pelo francês Patrice Garrouste e pelo suíço Steven Griener, líderes também da classificação geral entre os UTVs. A segunda posição geral da categoria é dos peruanos Juan e Javier Uribe.

 

Sem enxergar nada!

 

“Foi muito difícil. Uma especial com dunas altas, muito tempo subindo, três quatro quilômetros. A poeira estava mais rápida do que a gente”, relatou o piloto Reinaldo Varela, cansado, ao chegar ao acampamento.

 

Ele relatou ainda a dificuldade de dirigir com areia levantando das dunas. “Pegamos um lugar que tinha talco que tampava tudo (a visão). Sequer enxergava o Gustavo (navegador, ao seu lado no veículo)”, frisou o experiente Varela, que estava com a sapatilha, o macacão e até o boné cheio de areia – ressalte-se que o UTV não possui para-brisa. Na sexta etapa, a dupla chegou a liderar o dia na passagem por quase todos os controles da especial, mas cedeu um pouco de tempo no final, mesmo assim, assumiu a liderança da classificação geral com uma vantagem de mais de 30 minutos sobre os vice-líderes.

 

A outra dupla brasileira nos UTVs, Zeca Sawaya e Marcelo Haseyama (UTVs Polaris), teve problemas nas etapas até aqui, receberam punições e está na 8ª e última posição geral.

 

Zeca Sawaya e Marcelo Haseyama no Rally Dakar 2018 - Foto: Duda Bairros/Vipcomm

 

Programação Rally Dakar 2018

  

Descanso – dia 12 de janeiro : La Paz

Etapa 7 – dia 13 de janeiro: La Paz / Uyuni (669 km a 726 km, dependendo do veículo)

Etapa 8 – dia 14 de janeiro: Uyuni / Tupiza (558 km a 584 km, dependendo do veículo)

Etapa 9 – dia 14 de janeiro: Tupiza / Salta (754 km)

Etapa 10 – dia 16 de janeiro Salta / Belén (795 km)

Etapa 11 – dia 17 de janeiro: Belén / Fiambalá / Chilecito (484 km a 746 km, dependendo do veículo)

Etapa 12 – dia 18 de janeiro: Fiambalá / Chilecito / San Juan (722 km a 791 km, dependendo do veículo)

Etapa 13 – dia 19 de janeiro: San Juan / Córdoba (669 km a 904 km, dependendo do veículo)

Etapa 14 – dia 20 de janeiro: Córdoba / Córdoba (284 km)

 

Fonte / Informações: Vipcomm / Ricardo Ribeiro

 

____________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

Publicidade

Polaris

X-Race

X-Race